quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Pão Folha

Aqui em casa adoramos comida árabe. Aliás, gostamos  qualquer tipo de comida. Não somos nada exigentes. 
Já fiz pão pita e modéstia a parte ficou muito bom. Adoro cozinhar, mas tenho uma predileção por pães. Estou atualmente morando em Aracaju e ainda não conhecemos os "redutos" culinários como em São Paulo. Por exemplo comidas e ingredientes japoneses , vamos para o bairro da Liberdade, para comidas árabes, vamos para o Brás e Bom Retiro, para cereais e queijos variados, vamos para a Rua Santa Rosa e assim por diante.
E minha filhota estava com vontade de comer Wrap de Carpaccio. O Carpaccio até que não tão difícil de achar, aqui temos uns Empórios bem chiquetosos que vendem artigos importados e comidinhas diferentes.  Tentamos fazer o tal Wrap com o Pão Wrap industrializado, mas apesar de não sermos muito exigentes, não ficou muito bom. Ele é mais grosso. Então pesquisei algumas receitas na Internet (bendita internet), peguei um pouco daqui, outro pouco dali e eis a minha receita.


Pão Folha

(rende 14 Pães)


Ingredientes:

4     c. de chá de sal
4     c. s. de açúcar
1     clara de ovo
1     c. s. de fermento biológico
4     c. s. de manteiga ou margarina
1     xícara de água morna
500 grs. de farinha aproximadamente

Modo de fazer:
Misture em uma bacia os 6 primeiros ingredientes e vá acrescentando a farinha aos poucos. A massa deve ficar macia e elástica. Divida-a em 14 bolinhas e deixe-as crescer em uma superfície enfarinhada. Cubra-as com um pano e deixe por uns 20 minutinhos. Se o tempo estiver frio, deixe um pouquinho mais. Elas não devem fermentar muito, senão os pães vão crescer demais e não vão ficar tão fininhos quanto gostaríamos.
Alguns sites orientavam a assá-los em  formas untadas, mas achei que assar 14 pães iria ser meio complicado, então resolvi seguir a dica de outro site que indicava para "assá-los" em uma frigideira.
Abra as bolinhas com um rolo e se for preciso vá polvilhando farinha na superfície, deixe o mais fino que conseguir, enquanto isso já deixe a frigideira, uma grande e de fundo grosso, esquentando. Quando for colocar a massa na frigideira retire o excesso de farinha. Quando começar a levantar bolhinhas vire e deixe mais um pouquinho do outro lado. É bem rapidinho. 
Quando for tirando da frigideira coloque-os em uma assadeira e com a mão respingue um pouco de água sobre os dois lados dos pães e cubra com um pano. Repita a operação até terminar toda a massa. A água e o pano são para manter o pão abafado e assim ele vai ficar maleável como o pão folha deve ser. 
Aí é só rechear a gosto e aproveitar. Os que sobrarem devem ser guardados dobrados em quatro em um saco plástico.O ideal é guardar na geladeira com a embalagem bem fechada. Na foto acima tem as etapas do processo.

By Cecília

Nenhum comentário:

Postar um comentário