sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Focaccia da Selma

FOCACCIA DA SELMA

Posso me considerar uma pessoa de muita sorte. Todos temos amigas, mas eu tenho "amigas". 
Não quero parecer presunçosa. Tenho poucas, mas as que tenho são inestimáveis. E nessa lista tão especial eu não poderia deixar de falar da Selma, minha querida irmãzinha de coração. Que me adotou de uma maneira tão rápida e única, que causou ciúmes em muita gente. Hoje, além de sermos muito amigas, somos irmãs, mães e confidentes uma da outra. Atualmente estamos separadas, pelo menos fisicamente, estou morando em Aracaju e sinto tanta falta das minhas amigas que a dor chega a ser palpável. E para mim a melhor maneira de trazê-las pra perto é fazendo algo que gostávamos de realizar juntas. 
Aromas e sabores enganam o cérebro e consequentemente nos iludem também. 
Além dos passeios no Shopping, do Voluntariado, dos cafés com chantilly, de fofocar (rsrsrs), das compras, de dividir segredos e desabafos. Gostamos também de comer. Sei que uma das comidas prediletas dela é a Torta de Bacalhau da "Suave Sabor". Eu tenho várias comidas prediletas. Toda gordinha tem né????
E, nesse fim de semana, pra amenizar a saudades da minha amiga/irmã Selma, resolvi fazer a sua famosa Focaccia e vou dividir aqui com vocês a receita.

FOCACCIA DA SELMA

Ingredientes:
3 batatas cozidas e espremidas
1 ovo
2 c. s. de açúcar
1 c. s. cheia de fermento biológico seco
3 c. s. cheias de óleo
250 ml de água ou leite mornos
sal a gosto. 
800 grs de farinha de trigo aproximadamente.

Misture as batatas com o ovo, o açúcar, o óleo, o leite e o sal. Acrescente o fermento e vá colocando a farinha aos poucos. A massa deve ficar mais para úmida do que seca (tipo panetone - palavras dela). Deixe crescer.
Nesse meio tempo, você pode ir preparando o recheio.
Aqui gostamos de fugir do tradicional. Daquela que vai Alecrim, azeite e sal grosso. Fica ótima também, mas preferimos fazer como uma pizza, de massa bem mais grossa, mas que é show.
Então pico  2 ou 3 tomate, 2 dentes de alho e 1 cebola  pequena, bem picadinhos e já tempero com sal, azeite, orégano e salsinha (tudo isso a gosto). Coloco essa mistura em uma peneira, para que o excesso de liquido escorra. 
Essa receita de massa dá pra duas assadeiras retangulares relativamente grandes (25 cm x 35 cm), de preferência alta.
Gostamos de fazer tipo portuguesa com presunto, muçarella, ovos cozidos e requeijão de bisnaga. Mas, segundo a autora da receita, minha irmãzinha Selma, dá pra fazer de linguiça, 4 queijos, atum e o que mais a sua imaginação permitir.
Bom depois que a massa cresceu, divida-a em duas, unte as assadeiras com bastante azeite e vá esticando a massa com as próprias mãos. Disponha o recheio, primeiro a mistura de tomates e cebolas e depois o resto a gosto. Deixe crescer mais um pouco e leve para assar em forno moderado, lembre-se que a massa é grossa e não deve assar muito rápido. Eu gosto da base dela bem crocante, então no final, quando ela está quase pronta, aumento o gás e deixo tostar a parte de baixo. Retire do forno, regue com mais azeite e mãos a obra. 
Deleite-se, pode ser com vinho, cerveja, coca-cola, o que você preferir. Tenho certeza que vocês vão comer rezando.
Bom apetite.


By Cecília e Selma

Nenhum comentário:

Postar um comentário