FOCACCIA DA SELMA
Posso me considerar uma pessoa de muita sorte. Todos temos amigas, mas eu tenho "amigas".
Não quero parecer presunçosa. Tenho poucas, mas as que tenho são inestimáveis. E nessa lista tão especial eu não poderia deixar de falar da Selma, minha querida irmãzinha de coração. Que me adotou de uma maneira tão rápida e única, que causou ciúmes em muita gente. Hoje, além de sermos muito amigas, somos irmãs, mães e confidentes uma da outra. Atualmente estamos separadas, pelo menos fisicamente, estou morando em Aracaju e sinto tanta falta das minhas amigas que a dor chega a ser palpável. E para mim a melhor maneira de trazê-las pra perto é fazendo algo que gostávamos de realizar juntas.
Aromas e sabores enganam o cérebro e consequentemente nos iludem também.
Além dos passeios no Shopping, do Voluntariado, dos cafés com chantilly, de fofocar (rsrsrs), das compras, de dividir segredos e desabafos. Gostamos também de comer. Sei que uma das comidas prediletas dela é a Torta de Bacalhau da "Suave Sabor". Eu tenho várias comidas prediletas. Toda gordinha tem né????
E, nesse fim de semana, pra amenizar a saudades da minha amiga/irmã Selma, resolvi fazer a sua famosa Focaccia e vou dividir aqui com vocês a receita.
FOCACCIA DA SELMA
Ingredientes:
3 batatas cozidas e espremidas
1 ovo
2 c. s. de açúcar
1 c. s. cheia de fermento biológico seco
3 c. s. cheias de óleo
250 ml de água ou leite mornos
sal a gosto.
800 grs de farinha de trigo aproximadamente.
Misture as batatas com o ovo, o açúcar, o óleo, o leite e o sal. Acrescente o fermento e vá colocando a farinha aos poucos. A massa deve ficar mais para úmida do que seca (tipo panetone - palavras dela). Deixe crescer.
Nesse meio tempo, você pode ir preparando o recheio.
Aqui gostamos de fugir do tradicional. Daquela que vai Alecrim, azeite e sal grosso. Fica ótima também, mas preferimos fazer como uma pizza, de massa bem mais grossa, mas que é show.
Então pico 2 ou 3 tomate, 2 dentes de alho e 1 cebola pequena, bem picadinhos e já tempero com sal, azeite, orégano e salsinha (tudo isso a gosto). Coloco essa mistura em uma peneira, para que o excesso de liquido escorra.
Essa receita de massa dá pra duas assadeiras retangulares relativamente grandes (25 cm x 35 cm), de preferência alta.
Gostamos de fazer tipo portuguesa com presunto, muçarella, ovos cozidos e requeijão de bisnaga. Mas, segundo a autora da receita, minha irmãzinha Selma, dá pra fazer de linguiça, 4 queijos, atum e o que mais a sua imaginação permitir.
Bom depois que a massa cresceu, divida-a em duas, unte as assadeiras com bastante azeite e vá esticando a massa com as próprias mãos. Disponha o recheio, primeiro a mistura de tomates e cebolas e depois o resto a gosto. Deixe crescer mais um pouco e leve para assar em forno moderado, lembre-se que a massa é grossa e não deve assar muito rápido. Eu gosto da base dela bem crocante, então no final, quando ela está quase pronta, aumento o gás e deixo tostar a parte de baixo. Retire do forno, regue com mais azeite e mãos a obra.
Deleite-se, pode ser com vinho, cerveja, coca-cola, o que você preferir. Tenho certeza que vocês vão comer rezando.
Bom apetite.
By Cecília e Selma
Nenhum comentário:
Postar um comentário